Referencial da Qualificação: Técnico de Informática de Gestão
Área de Educação e Formação: 481 – Ciências Informáticas
Nível de Qualificação do QNQ: Nível 4
Nível de Qualificação do QEQ: Nivel 4
O técnico de informática de gestão é o profissional qualificado que possui competências no âmbito da gestão das organizações, nomeadamente na construção de modelos de gestão de negócios/projectos, criando matrizes com recurso a aplicações informáticas para as micro, pequenas e médias empresas, com vista à eficácia de resultados. Está apto a apoiar a coordenação de departamentos de informática e a proceder ao desenvolvimento, instalação e utilização de aplicações informáticas em qualquer área funcional de uma organização/empresa. Instalar, configurar e efectuar a manutenção de diferentes sistemas operativos e de software de aplicação; Instalar, configurar, desenvolver e efectuar a manutenção de bases de dados; Avaliar e participar na escolha de utilitários, assim como nas políticas de segurança em sistemas informáticos; Desenvolver aplicações na área de gestão; Avaliar e participar na escolha de ferramentas de gestão; Analisar, testar e implementar ferramentas de gestão; Parametrizar e adequar, a necessidades específicas, ferramentas de gestão existentes; Analisar problemas e propor soluções adequadas aos meios existentes na empresa; Desenvolver módulos que complementem as aplicações de gestão, à medida das necessidades da empresa; Desenvolver, distribuir, instalar e efectuar a manutenção de aplicações informáticas, utilizando ambientes e linguagens de programação orientados a objectos, procedimentais e visuais; Desenvolver, instalar e manter servidores, páginas e sistemas de informação nas tecnologias web; Colaborar na gestão de meios humanos, materiais e financeiros; Participar na execução da contabilidade geral da empresa; Apoiar o processamento de salários; Utilizar aplicações de facturação, stocks, contas correntes, imobilizadas, contabilidade e salários; Participar na organização dos processos e procedimentos das obrigações fiscais; Participar nos processos e procedimentos referentes aos diversos regimes de protecção social; Apoiar o expediente e o arquivo; Participar na elaboração de relatórios e mapas de gestão. Informação completa sobre os conteúdos de cada disciplina
Português
Língua Estrangeira
Área de Integração
Tecnologias da Informação e Comunicação
60
Educação Física
140
Economia
Matemática
Linguagens de Programação
426
Organização de Empresas e Aplicações de Gestão
Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração
170
Sistemas de Informação
234
Formação em Contexto de Trabalho