Área de Educação e Formação: 813 – Desporto
Nível de Qualificação do QNQ: Nível 4
Nível de Qualificação do QEQ: Nivel 4
Referencial da Qualificação no site da ANQEP (data da última alteração 2020-07-22)
813353 – Técnico/a de Desporto
DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Participar no planeamento, na organização e no desenvolvimento do treino de modalidades desportivas, individuais ou coletivas, bem como organizar e dinamizar atividades físicas e desportivas em contexto de ocupação de tempos livres, animação e lazer.
OBSERVAÇÕES: Esta qualificação permite o acesso a uma profissão/atividade profissional regulamentada
Perfil Profissional - o que faz?
- Elaborar o plano anual de preparação em colaboração com os técnicos de grau superior responsáveis pela modalidade desportiva:
- Definir os objetivos de preparação em função da análise do nível de desenvolvimento dos praticantes.
- Definir os conteúdos das etapas de preparação e organizar programas elementares de treino.
- Coadjuvar na preparação e organização das sessões de treino:
- Colaborar na definição dos objetivos da sessão de treino em função do plano de preparação e dos níveis de prática desportiva dos praticantes;
- Colaborar na seleção dos exercícios e dos meios necessários para a sessão de treino.
- Organizar e manter atualizados os dossiês de treino.
- Orientar, com supervisão de um técnico de grau superior, as sessões de treino com vista ao aperfeiçoamento dos praticantes na modalidade desportiva, promovendo o cumprimento das regras da modalidade e das regras de disciplina:
- Definir os elementos técnicos e táticos da modalidade.
- Dar indicações sobre o funcionamento e manutenção do material e equipamento utilizado.
- Dirigir os exercícios estabelecidos para a sessão de treino.
- Organizar a participação e orientar os praticantes em competição, com supervisão de um técnico de grau superior:
- Organizar competições não formais, criando condições de equidade de participação e valorizando o gosto pela modalidade e pelo espírito desportivo.
- Organizar e orientar os praticantes na preparação e na realização da competição.
- Avaliar os praticantes e a equipa em competição.
- Colaborar na avaliação dos resultados das sessões de treino em função da sua adequação aos objetivos estabelecidos, sob supervisão de um técnico de grau superior:
- Registar o desempenho dos praticantes de acordo com os critérios de êxito e indicadores de execução definidos.
- Analisar a informação dos registos de avaliação efetuados tendo em conta os objetivos estabelecidos.
- Propor ao técnico de grau superior eventuais ajustamentos aos programas de treino de acordo com a interpretação dos resultados da avaliação e visando a melhoria do desempenho dos praticantes.
- Participar, sob supervisão de um técnico de grau superior, no planeamento e coadjuvar na implementação de atividades, individuais ou de grupo, de melhoria da aptidão física, no âmbito do treino desportivo:
- Colaborar no diagnóstico das necessidades individuais relativamente à melhoria da aptidão física.
- Colaborar na elaboração de planos de atividades.
- Coadjuvar no acompanhamento e orientação de atividades de melhoria da aptidão física, individuais ou de grupo;
- Colaborar na avaliação dos resultados.
- Propor, ao treinador responsável, alterações aos planos de atividades de acordo com a avaliação dos resultados.
- Participar na conceção e implementação de programas de atividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres:
- Colaborar no planeamento e organização de atividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres.
- Coadjuvar na dinamização das atividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres.
- Colaborar na avaliação da programação e das atividades desenvolvidas e propor os ajustamentos necessários, visando o cumprimento dos objetivos e a melhoria do serviço prestado.
- Coadjuvar o técnico superior no aconselhamento aos praticantes na adoção de hábitos saudáveis e de cuidados de higiene na sua vida quotidiana.
- Colaborar na definição dos objetivos para uma vida diária saudável no respeitante a uma alimentação equilibrada e ao repouso adequado, em função do praticante.
- Colaborar na sistematização da informação aos praticantes no que concerne aos fatores de risco.
Perfil Profissional - que competências tem? - Conhecimentos
- Noções de:
- Psicologia do desporto e das atividades físicas.
- Biomecânica.
- Saúde e aptidão física.
- Técnicas de relaxação e bem-estar.
- Traumatologia do desporto.
- Primeiros socorros.
- Legislação aplicada à atividade profissional.
- Conhecimentos de:
- Língua portuguesa.
- Língua estrangeira.
- Fisiologia do exercício.
- Nutrição e exercício.
- Técnicas de animação desportiva.
- Comunicação e relações interpessoais.
- Pedagogia do desporto
- Avaliação do treino.
- Proteção do ambiente, segurança e saúde aplicadas à atividade profissional.
- Tecnologias de informação e comunicação.
- Planeamento e desenvolvimento de atividades de melhoria da aptidão física.
- Conhecimentos aprofundados de:
- Tipologia e caracterização das modalidades desportivas individuais e coletivas.
- Metodologia do treino desportivo.
- Metodologias e técnicas específicas das modalidades desportivas.
- Metodologias e técnicas das atividades para populações especiais
- Planeamento e organização do treino.
- Organização e dinamização de atividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres.
Perfil Profissional - que competências tem? - Aptidões
- Identificar e caracterizar as modalidades desportivas individuais e coletivas.
- Aplicar as técnicas de planificação e métodos de elaboração das sessões de treino.
- Adequar os temas e os conteúdos das sessões de treino ao nível de prática desportiva dos praticantes e aos meios disponíveis.
- Identificar os exercícios a utilizar e os meios necessários para as sessões de treino.
- Organizar os dossiês de treino, preencher as fichas relativas aos praticantes e à preparação e elaborar relatórios.
- Aplicar as metodologias e as técnicas específicas da modalidade desportiva.
- Identificar os elementos técnicos e táticos da modalidade.
- Orientar os praticantes na execução dos exercícios na aplicação das regras e dos aspetos técnicos e táticos da modalidade, salvaguardando os valores éticos da prática desportiva.
- Corrigir e reforçar os comportamentos dos praticantes de forma a melhorar o seu rendimento nas sessões de treino.
- Elaborar um plano de atividades com material e equipamento adequado a diferentes grupos e contextos, bem como a definição dos espaços.
- Dirigir os praticantes utilizando as metodologias pedagógicas assertivas, envolvendo o aquecimento muscular e articular, bem como a focalização nas tarefas a serem desenvolvidas pelos praticantes.
- Utilizar os instrumentos elementares de avaliação nas sessões de treino e nas competições.
- Interpretar a informação dos registos de avaliação em função dos objetivos estabelecidos.
- Propor medidas de ajustamento aos conteúdos das sessões de treino.
- Detetar necessidades individuais relativamente à melhoria da aptidão física, no âmbito do treino desportivo.
- Elaborar planos de atividades, individuais ou de grupo, de melhoria da aptidão física, no âmbito do treino desportivo, definindo objetivos, o tipo de atividades a desenvolver e a sua frequência
- Aplicar as metodologias e as técnicas de desenvolvimento de atividades, individuais ou de grupo, de melhoria da aptidão física, no âmbito do treino desportivo.
- Orientar os praticantes no exercício de atividades de melhoria da aptidão física, dando indicações sobre a sua execução e o funcionamento dos equipamentos, corrigindo e reforçando o desempenho dos participantes, no âmbito do treino desportivo.
- Identificar necessidades de ajustamento ao plano de atividades definido para a melhoria da aptidão física e forma a atingir os objetivos estabelecidos.
- Elaborar programas de atividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres, em função dos destinatários e dos objetivos estabelecidos, definindo conteúdos, meios e equipamentos necessários e calendarização dos programas.
- Aplicar técnicas de animação desportiva na organização e no desenvolvimento das atividades físicas e desportivas.
- Orientar os participantes no desempenho de atividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres, corrigindo e reforçando os seus comportamentos.
- Utilizar as técnicas e os instrumentos de avaliação dos resultados do desenvolvimento dos programas e das atividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres, propondo eventuais adaptações.
- Utilizar o equipamento e o material adequado às modalidades desportivas no âmbito do treino e às atividades de animação e lazer.
- Expressar-se em língua portuguesa e numa língua estrangeira de forma a facilitar a comunicação com os praticantes e outros interlocutores.
- Aplicar regras elementares de primeiros socorros.
- Aplicar as normas de segurança, saúde e de proteção do ambiente respeitante à atividade profissional.
- Elaborar um plano alimentar adequado à prática desportiva e faixa etária dos praticantes.
- Detetar os níveis de fadiga acumulada.
- Elaborar informação relativa aos fatores de risco para a saúde adaptando os temas e os conteúdos aos praticantes.
Perfil Profissional - que competências tem? - Atitudes
- Adaptar-se a diferentes grupos e contextos e às diferenças individuais.
- Comunicar de forma clara, precisa, persuasiva e assertiva.
- Estabelecer relações interpessoais empáticas.
- Demonstrar segurança e confiança.
- Motivar e valorizar o comportamento dos praticantes.
- Promover o espírito de equipa, o espírito desportivo e o sentido de responsabilidade nos praticantes.
- Revelar estabilidade emocional e autocontrolo.
- Demonstrar autonomia e criatividade na resolução de problemas e situações imprevistas.
- Gerir conflitos.
- Agir em conformidade com as normas de segurança, saúde e de proteção do ambiente.
- Estimular os praticantes na adoção de hábitos saudáveis e de cuidados quotidianos de higiene.
- Adaptar-se à variedade do equipamento utilizado
- Cuidar da sua apresentação pessoal
Plano Curricular do Curso
Componente
|
Disciplina
|
Total de horas
|
Sócio-Cultural
|
Português |
325
|
Língua Estrangeira |
230
|
|
Área de Integração |
220
|
|
Tecnologias da Informação e Comunicação | 60 | |
Educação Física | 140 | |
Formação Científica
|
Psicologia |
100
|
Matemática |
215
|
|
Formação Técnica
|
Estudo do Movimento | 200 |
Desporto – Introdução |
200
|
|
Desportos Coletivos | 325 | |
Desportos Individuais – Aventura e Exploração da Natureza | 300 | |
Atividades de Ginásio | 275 | |
Formação em Contexto de Trabalho |
750
|
Informação completa sobre os conteúdos de cada disciplina
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