TÉCNICO DE INFORMÁTICA DE GESTÃO

Referencial da Qualificação: Técnico de Informática de Gestão
Área de Educação e Formação: 481 – Ciências Informáticas
Nível de Qualificação do QNQ: Nível 4
Nível de Qualificação do QEQ: Nivel 4

 

O técnico de informática de gestão é o profissional qualificado que possui competências no âmbito da gestão das organizações, nomeadamente na construção de modelos de gestão de negócios/projectos, criando matrizes com recurso a aplicações informáticas para as micro, pequenas e médias empresas, com vista à eficácia de resultados. Está apto a apoiar a coordenação de departamentos de informática e a proceder ao desenvolvimento, instalação e utilização de aplicações informáticas em qualquer área funcional de uma organização/empresa.

  1. Instalar, configurar e efectuar a manutenção de diferentes sistemas operativos e de software de aplicação;

  2. Instalar, configurar, desenvolver e efectuar a manutenção de bases de dados;
  3. Avaliar e participar na escolha de utilitários, assim como nas políticas de segurança em sistemas informáticos;
  4. Desenvolver aplicações na área de gestão;
  5. Avaliar e participar na escolha de ferramentas de gestão;
  6. Analisar, testar e implementar ferramentas de gestão;
  7. Parametrizar e adequar, a necessidades específicas, ferramentas de gestão existentes;
  8. Analisar problemas e propor soluções adequadas aos meios existentes na empresa;
  9. Desenvolver módulos que complementem as aplicações de gestão, à medida das necessidades da empresa;
  10. Desenvolver, distribuir, instalar e efectuar a manutenção de aplicações informáticas, utilizando ambientes e linguagens de programação orientados a objectos, procedimentais e visuais;
  11. Desenvolver, instalar e manter servidores, páginas e sistemas de informação nas tecnologias web;
  12. Colaborar na gestão de meios humanos, materiais e financeiros;
  13. Participar na execução da contabilidade geral da empresa;
  14. Apoiar o processamento de salários;
  15. Utilizar aplicações de facturação, stocks, contas correntes, imobilizadas, contabilidade e salários;
  16. Participar na organização dos processos e procedimentos das obrigações fiscais;
  17. Participar nos processos e procedimentos referentes aos diversos regimes de protecção social;
  18. Apoiar o expediente e o arquivo;
  19. Participar na elaboração de relatórios e mapas de gestão.