O ERASMUS+ é o programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto e visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas.
Promove, por outro lado, o trabalho das organizações no âmbito de parcerias europeias ou internacionais com um vasto leque de intervenientes públicos e privados e fomenta a partilha de conhecimento e a inovação nas áreas da educação, formação, juventude e desporto.
O objetivo geral do Programa consiste em apoiar, através da aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos indivíduos nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto na Europa, contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa.
Nesta perspetiva e tendo presentes os seus objetivos estatutários a Escola Profissional de Tondela tem vindo, ao longo dos últimos anos, a apresentar sucessivamente projetos ERASMUS+, quer no domínio do ensino e formação profissional (para os mais jovens) quer, ainda, no campo do ensino e formação de adultos, tendo-lhe sido conferida, até ao final do ano de 2027 – pela Agência Nacional ERASMUS+ Educação e Formação – a respetiva Acreditação ERASMUS no domínio do Ensino e Formação Profissional.
Ensino e Formação Profissional
A Escola Profissional de Tondela (EPT), através do Programa ERASMUS+, designadamente dos seus Projetos EPT+Skills, proporciona a mobilidade aos seus alunos de modo a que estes adquiram competências visando uma mais fácil integração profissional (Ação-chave 1 – KA1), já que uma experiência de mobilidade na Europa é, sem dúvida, um elemento distintivo, durante uma entrevista de emprego.
Ingressar no Programa ERASMUS+, significa a possibilidade de realizar a formação em contexto de trabalho numa empresa europeia ou fazer formação, na Europa, numa organização de formação profissional (com período obrigatório no local de trabalho).
A EPT que concorre ao Programa ERASMUS+ e que dispõe, nesse âmbito, de candidatura aprovada, seleciona os participantes e supervisiona as atividades de mobilidade, no âmbito de cada um dos seus cursos.
O objectivo passa por contribuir para a aplicação da Recomendação do Conselho sobre o ensino e formação profissionais e da Declaração de Osnabrück (Ensino e Formação Profissionais como facilitadores da recuperação e da transição justa para a economia digital e economia verde) e para a Agenda de Competências para a Europa, bem como para a criação do Espaço Europeu da Educação, ao:
- Melhorar a qualidade do ensino e formação profissionais iniciais e contínuos;
- Reforçar as competências essenciais e transversais, nomeadamente a aprendizagem de línguas;
- Apoiar o desenvolvimento de competências específicas, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho atual e futuro;
- Partilhar boas práticas e promover a utilização de tecnologias e métodos pedagógicos novos e inovadores, bem como apoiar o desenvolvimento profissional de professores, formadores, mentores e outros membros do pessoal da EPT;
- Reforçar a capacidade da EPT para realizar projetos de mobilidade de elevada qualidade e para formar parcerias de qualidade, desenvolvendo simultaneamente a sua estratégia de internacionalização;
- Promover a qualidade, a transparência e o reconhecimento dos resultados de aprendizagem dos períodos de mobilidade no estrangeiro, nomeadamente através da utilização de ferramentas e instrumentos europeus específicos.
Educação de Adultos
A EPT que tem em funcionamento em Centro Qualifica promove, por esta via, a educação de adultos seja em contexto formal, não formal ou informal.
Também neste domínio, a EPT tem vindo a desenvolver projetos de mobilidade para fins de aprendizagem, para pessoal ligado à Educação de Adultos, que assumir a forma de Períodos de acompanhamento/observação no posto de trabalho (job shadowing) em qualquer organização relevante ativa na área da educação de adultos ou, ainda, cursos estruturados ou eventos de formação.
Os objectivos passam por:
Promover a melhoria das competências básicas em literacia, numeracia, literacia digital, competências linguísticas e empreendedorismo;
Facilitar a transição entre educação formal, educação não-formal, formação profissional e emprego;
Possibilitar o acesso a serviços de aprendizagem de adultos, a validação da aprendizagem não-formal e informal e a orientação profissional e educacional;
Melhorar e alargar a oferta de oportunidades de educação. Fomentar práticas inovadoras que promovam o aumento da participação de adultos em atividades de formação; e
Desenvolver as competências dos educadores de adultos para trabalhar com grupos de formandos diversificados, e tirar partido de novas tecnologias.