ANIMADOR/A SOCIOCULTURAL

Área de Educação e Formação: 762 – Trabalho Social e Orientação

Nível de Qualificação do QNQ: Nível 4

Nível de Qualificação do QEQ: Nivel 4

Referencial da Qualificação no site da ANQEP (data da última alteração 2020-07-22)

762176 – Animador/a Sociocultural

DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação (de caráter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo).

 

Perfil Profissional - o que faz?

  1. Diagnosticar e analisar, em equipas técnicas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção sob as quais atuar, relativas ao grupo alvo e ao seu meio envolvente.

  2. Observar e recolher informação, através de instrumentos vários, sobre a comunidade, o grupo e o indivíduo;

  3. Despistar situações de risco, encaminhando-as para as equipas técnicas especializadas.

  4. Planear e implementar, em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sócio-comunitária.

  5. Planear, organizar e avaliar atividades de caráter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicílio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interação social.

  6. Conceber os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades de animação (fantoches, gigantones, esculturas, trabalhos de cerâmica, máscaras, adereços e pinturas).

  7. Desenvolver atividades diversas, nomeadamente ateliers, visitas a museus e exposições, encontros desportivos, culturais e recreativos, encontros intergeracionais, atividades de expressão corporal, leitura de contos e poemas, trabalhos manuais, com posterior exposição dos trabalhos realizados, culinária, passeios ao ar livre.

  8. Promover a integração grupal e social e envolver as famílias nas atividades desenvolvidas, fomentando a sua participação.

  9. Fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade articulando a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo alvo/indivíduo se insere.

  10. Acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores e que afetem o seu bem-estar.

  11. Elaborar relatórios de atividades.

Noções de:

  1. Política social.
  2. Gerontologia.
  3. Tecnologias da informação.

Conhecimentos de:

  1. Expressão corporal, dramática, musical e plástica.
  2. Psicopatologia da adolescência e da juventude.
  3. Educação física, desporto e equipamentos desportivos.

Conhecimentos aprofundados de:

  1. Técnicas de animação.
  2. Intervenção comunitária.
  3. Animação e intervenção social.
  4. Artes e atividades recreativas.
  5. Psicologia.
  6. Sociologia.
  7. Psicossociologia
  1. Ler e interpretar diagnósticos sociais da comunidade e relatórios psicológicos e sociais dos clientes/ utilizadores, ou programas de animação identificando as principais áreas de intervenção.
  2. Utilizar técnicas de observação, entrevistas e questionários.
  3. Identificar e selecionar as técnicas e práticas de animação tendo em conta o tipo de programas de animação, e as caráterísticas dos clientes/ utilizadores, dos grupos e das comunidades e os objetivos que pretende atingir.
  4. Identificar os recursos necessários para a concretização de projetos de intervenção sócio-comunitária e de animação.
  5. Identificar as necessidades e as motivações individuais e do grupo.
  6. Incentivar os clientes/utilizadores a organizarem a sua vida no seu meio envolvente e a integrarem-se na sociedade, participando ativamente, construindo o seu projeto de vida e demonstrando através da realização de diversas atividades quais as capacidades e competências de cada um.
  7. Sensibilizar e envolver a comunidade no acompanhamento deste tipo de grupos, de forma a fomentar a sua integração.
  8. Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas, fomentando a sua participação.
  9. Despistar situações de risco, encaminhando-o para as equipas técnicas especializadas.
  10. Selecionar, organizar, sistematizar e manter atualizada informação relativa às atividades desenvolvidas.
  1. Trabalhar em equipas multidisciplinares.
  2. Adaptar-se às diferenças individuais, situacionais e socioculturais e a ambientes diversos.
  3. Comunicar de forma clara, precisa, persuasiva e assertiva.
  4. Estabelecer relações interpessoais empáticas.
  5. Demonstrar autonomia e criatividade na resolução das situações.
  6. Motivar e valorizar os clientes/ utilizadores.
  7. Demonstrar estabilidade emocional e auto-controlo.
  8. Gerir conflitos.
  9. Demonstrar segurança e confiança.
  10. Demonstrar capacidade de observação.
  11. Demonstrar persistência na sua atividade profissional.
  12. Demonstrar compreensão e sensibilidade.
  13. Lidar com situações de insucesso e dar valor aos pequenos progressos.
  14. Adaptar-se a situações imprevistas.
  15. Estabelecer relações de cooperação dentro de equipas multidisciplinares.
  16. Agir em conformidade com as normas de higiene e segurança no trabalho.